Uma Escola Inclusiva e Colaborativa

O projeto “Ecotopia – expressando a mudança” tem como objetivo central colocar as pessoas no centro da ação, promovendo a interação, a reflexão e a alteração de comportamentos. Alinhado com o lema do Projeto Cultural de Escola: “ESMAVC uma escola de todos”, o projeto fundamenta-se numa abordagem inclusiva e colaborativa, envolvendo várias áreas disciplinares (professores e alunos), pessoal auxiliar, assistentes operacionais, assistentes técnicos e encarregados de educação.

Um destaque especial do projeto foi a iniciativa de recolha colaborativa do lixo, que contou com o apoio fundamental da Associação de Estudantes. Este envolvimento não só contribuiu para a limpeza e preservação do ambiente escolar, mas também fortaleceu o sentido de comunidade e responsabilidade coletiva entre todos os participantes. A colaboração entre diferentes grupos da escola reflete a construção de uma identidade escolar cada vez mais atual e dinâmica, valorizando os saberes científicos de forma criativa e com uma perspetiva artivista.

A terra não pertence ao homem;
o homem pertence à terra.

- Chefe Seattle

ECOTOPIA
Expressando as Formas

Na galeria de trabalhos da “Ecotopia -Expressando as Formas” podemos constatar o alinhamento dos alunos com a promoção da sustentabilidade e da proteção ambiental. A exposição dos trabalhos, na sua vertente intervencionista teve uma forte adesão de toda a comunidade educativa de forma convergente com o nosso lema “ESMAVC, uma escola de todos”.

Estudo da

Figura Humana

Com o objetivo de estudar a figura humana e respetiva representação (estrutura, forma e expressão), iniciámos o semestre desenvolvendo exercícios exploratórios de movimentos corporais associados a ações. Os alunos participaram ainda em exercícios dinâmicos de movimentos que lhes permitiu observar e interiorizar a diversidade das posturas e respetiva expressão.

Durante estas atividades, os alunos fotografaram-se uns aos outros em várias posições, experimentando diferentes ângulos e expressões. Este processo permitiu uma observação cuidadosa e uma compreensão mais profunda das formas e proporções do corpo humano.

A representação da figura humana na arte é um reflexo das sociedades, suas crenças e suas culturas, tornando-se um testemunho visual da nossa própria humanidade.

-​ Kenneth Clark

Narrativa

Visual

Após um estudo detalhado da figura humana, ​ os alunos fizeram um percurso exploratório dos sentidos e da comunicação que culminou na criação de narrativas visuais inspiradas pelo tema "Ecotopia", focando-se nas consequências  sentidas ao nível do meio ambiente pondo em causa a sobrevivência dos seres vivos.

Os alunos foram encorajados a refletir sobre os impactos ambientais, imaginando cenários que mostram tanto as consequências negativas da degradação ambiental quanto as possibilidades de um futuro mais sustentável.

Exposição

Apresentamos a exposição "Expressando as Formas", uma celebração do talento, do pensamento crítico e da criatividade dos alunos da turma de Desenho A do 11ºAV1.
Esta mostra reúne trabalhos dedicados ao estudo da figura humana e à criação de narrativas visuais sob o tema "Ecotopia".

"Expressando as Formas" é o resultado de um processo criativo intenso, que incluiu sessões de brainstorming, esboços preliminares, revisões colaborativas e desenvolvimentos finais. Cada aluno teve a oportunidade de experimentar,  comentários críticos e consequentemente refazer ideias e/ou técnicas, resultando neste conjunto diversificado de obras.

A dança é a linguagem escondida da alma.

- Martha Graham

Destaques da performance

Coreografia Intervencionista
A performance incorpora uma variedade de técnicas de dança para criar uma narrativa coesa ​ e suficiente emotiva para passar a mensagem. A coreografia foi elaborada pela Prof. Rita Garcez de Educação Física com a colaboração da Prof. Estagiária Teresa Matias.

Expressão Visual
Utilizando elementos visuais e auditivos, a apresentação cria um ambiente ​imersivo com alguma dose do inesperado, de forma a realçar a mensagem ecológica central.

Participação das Alunas
As nossas alunas, através de dedicação, dão vida a esta performance, demonstrando não só as suas capacidades, mas também o seu compromisso com a sustentabilidade.
(Participação das alunas do 10 SE 1, Camila Pedro, Catarina Ribeiro, Laura Melo, Luna Simões, Margarida Poeira e Rita Simões)

CLIQUE AQUI  para ver os videos do projeto
produzidos pela parceria #EstudoEmCasa